quinta-feira, 23 de abril de 2020

COMUNICADO SOBRE ATIVIDADES




Queridos (as) Responsáveis - mães, pais, avós, tias(os)...


Estamos vivendo uma situação delicada em âmbito mundial - a pandemia do COVID-19 - que tem modificado o nosso modo de estar no mundo.

Algumas ações governamentais foram tomadas no combate ao Coronavírus, como, por exemplo, o distanciamento social, ou seja, cada família permanecer em sua residência, saindo somente em caso de extrema necessidade.  Não podemos ignorar o perigo que essa doença nova representa para todos. Como NÃO HÁ REMÉDIOS E NEM VACINAS DISPONÍVEIS AINDA, o distanciamento é a melhor medida para minimizar os danos causados pelo contágio desta doença, pois permite que a transmissão ocorra de forma mais controlada para que os hospitais possam atender o maior número possível de pessoas que necessitem internação, POIS SE TODOS FICAREM DOENTES AO MESMO TEMPO NÃO HAVERÁ COMO INTERNAR TODOS. 

As crianças não estão frequentando as escolas, mas sabemos que estão em casa, sem poder brincar com os seus amigos, receber ou fazer visita aos familiares e, queremos colaborar para que esse período seja o mais qualificado possível tanto para as crianças como para os adultos, apresentando possibilidades para brincar, interagir, conhecer novas histórias, novas músicas e brincadeiras e até mesmo relembrar as que já são conhecidas por vocês, resgatando assim um pouco da nossa cultura, da sua cultura.

Porém, sabemos que a vida das crianças faz parte da vida real da casa e dos adultos, então conversem sobre o que está acontecendo, ouçam o que elas têm a dizer sobre esses acontecimentos.

Propomos que acessem o Portal de Educação de São Bernardo do Campo (www.educacao.saobernardo.sp.gov.br)  onde constam propostas elaboradas pela equipe da Secretaria de Educação, que poderão ajudar a qualificar esse período. Que os momentos familiares vivenciados com as crianças sejam prazerosos e divertidos, tornando mais leve este momento difícil que estamos passando.

Para conhecer o mundo social e físico, se apropriando das diferentes linguagens e tecnologias que circulam, as crianças precisam imergir nas situações, pesquisar suas características, tentar soluções, perguntar e responder a parceiros diversos, em um processo que é muito mais ligado às possibilidades abertas pelas interações infantis do que a um roteiro de ensino preparado apenas pelo adulto/professor – orientação da Base Nacional Curricular – Educação Infantil.

Para saber mais clique aqui!

Assim a aprendizagem acontece em diferentes práticas cotidianas, experiências onde as crianças interagem com parceiros adultos, companheiros da mesma idade e de outras idades – a interação é um ingrediente importantíssimo neste processo. Conviver, brincar, participar, explorar, comunicar, conhecer-se nesta perspectiva são direitos de aprendizagem que neste momento deve acontecer no contexto familiar.

Então conversem com as crianças e escolham o que vão realizar, explorem ao máximo e, por quantas vezes quiserem!

Além das propostas que serão apresentadas, que tal convidar as crianças para que possam fazer junto com vocês algumas tarefas do dia-a-dia? Não esqueça que precisam ser tarefas que elas consigam realizar.

Vamos lá...

●        Que tal pedir para que as crianças ajudem a dobrar as roupas retiradas do varal ou separar os pares de meia?

●        Ao fazer um bolo, pão ou biscoitos peça a ajuda das crianças! Elas adoram mexer com massas e raspar vasilhas!

●        Ao esticar os lençóis da cama, peça para ajudarem.

●        Quando forem se alimentar solicite a ajuda das crianças para: colocar pratos na mesa, os copos, garfos, etc.

●        Separar feijão e arroz também podem se tornar momentos muito divertidos!

●        Estas vivências - simples e cotidianas – ocuparão alguns momentos do dia das crianças e permitirão, naturalmente, muitas aprendizagens!

●        Aproveite esse contato para ensinar as crianças a usarem o banheiro com independência/desfralde.


Agora vamos conversar sobre as sugestões para essa nova rotina?

Elas devem ser realizadas sempre de forma tranquila, respeitando o tempo de execução da criança (nunca apresse ou prolongue a atividade ao perceber o seu cansaço ou desinteresse).

Aqui trazemos sugestões gostosas que divertem e promovem aprendizado ao mesmo tempo, como:

●        Contar histórias para as crianças
●        Escutar as histórias das crianças
●      Contar histórias de quando os pais as mães, os avós ou responsáveis eram crianças
●        Ler livros para as crianças
●        Brincar de esconde-esconde dentro de casa
●        Brincar de bola
●        Dar banho nas bonecas e bonecos
●        Fazer uma cabana com lençóis ou jornais
●        Cantar as músicas preferidas
●        Cantar cantigas de roda
●        Desenhar
●        Brincar de roda com as crianças
●        Brincar de bolinhas de sabão
●        Brincar de fazer mímicas
●        Dançar com as crianças
●        Regar as plantinhas
●        Fazer brinquedos com sucatas
●        Fazer bola com jornal ou outro papel
●        Fazer bola de meias
●        Fazer massinha caseira

Sabemos que uma das maiores angústias em relação à escola é saber quando retornaremos. Vivemos esta angústia também e infelizmente ainda não temos esta informação!

Aproveitamos para lembrar que o blog e o whatsapp serão os nossos meios de comunicação enquanto as aulas estiverem suspensas e serão as ferramentas que usaremos para compartilhar as informações da Secretaria de Educação com vocês


 EMEB Vinicius de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário