terça-feira, 12 de junho de 2018

AFINAL, COMO AS CRIANÇAS APRENDEM?

A educação infantil, assim como a sociedade, vem passando ao longo das últimas décadas por grandes transformações. Se antigamente para realizarmos uma pesquisa era necessário nos dirigirmos a uma biblioteca munidos de papel e caneta para copiarmos o conteúdo da pesquisa em fontes como jornais, revistas, livros e a “barsa” – atualmente basta um “clic” e conectividade para acessarmos uma imensa gama de informações. A quem procura a informação cabe “filtrar” todo o conteúdo que é apresentado. 


Turma da profª Rejane (Inf.III) aprendendo sobre o corpo humano
Junho/2018


Turma da Profª Dilma (Inf. IV) simulando uma erupção vulcânica
Março/2018


Na educação infantil, as atividades de cópia, reproduções estereotipadas, com pouco espaço para a criatividade e livre expressão deram lugar a perspectiva de trabalho com projetos onde a criança tem maior protagonismo, suas hipóteses são consideradas e as aprendizagens são compartilhadas. 


Turma da Profª Sonia (Inf.IV) em brincadeiras simbólicas
Junho/2018

Turma da Profª Rita (Inf.IV) numa pesquisa de campo
Abril/2018


Para que as crianças conheçam o mundo social e físico, se apropriando das diferentes linguagens e tecnologias que circulam, elas precisam imergir nas situações, pesquisar suas características, tentar soluções, perguntar e responder a parceiros diversos, em um processo que é muito mais ligado às possibilidades abertas pelas interações infantis do que a um roteiro de ensino preparado apenas pelo professor – orientação da Base Nacional Curricular – Educação Infantil.

Turma da Profª Rejane (Infantil III) sendo apresentada ao caqui
Março/2018

Turma da Profª Eliane Almeida (Inf. III) conhece o rabanete
Março/2018

Assim a aprendizagem acontece em diferentes práticas cotidianas, experiências onde as crianças interagem com parceiros adultos, companheiros da mesma idade e de outras idades – a interação é um ingrediente importantíssimo neste processo. Conviver, brincar, participar, explorar, comunicar, conhecer-se nesta perspectiva são direitos de aprendizagem. 


Turma da Profª Rosangela em atividade de "Corpo e movimento"
Maio/2018

Turma da Profª Janete (Inf.V) em atividade de "Corpo e movimento"
Fevereiro/2018

Turma da Profª Fernanda (Inf.V) trabalhando no projeto "Identidade"
Junho/2018


Fonte: PPP 2018 da EMEB Vinicius de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário