A educação infantil, assim como a sociedade, vem passando ao longo das últimas décadas por grandes transformações. Se antigamente para realizarmos uma pesquisa era necessário nos dirigirmos a uma biblioteca munidos de papel e caneta para copiarmos o conteúdo da pesquisa em fontes como jornais, revistas, livros e a “barsa” – atualmente basta um “clic” e conectividade para acessarmos uma imensa gama de informações. A quem procura a informação cabe “filtrar” todo o conteúdo que é apresentado.
![]() |
Turma da profª Rejane (Inf.III) aprendendo sobre o corpo humano Junho/2018 |
![]() |
Turma da Profª Dilma (Inf. IV) simulando uma erupção vulcânica Março/2018 |
Na educação infantil, as atividades de cópia, reproduções estereotipadas, com pouco espaço para a criatividade e livre expressão deram lugar a perspectiva de trabalho com projetos onde a criança tem maior protagonismo, suas hipóteses são consideradas e as aprendizagens são compartilhadas.
![]() |
Turma da Profª Rita (Inf.IV) numa pesquisa de campo Abril/2018 |
Para que as crianças conheçam o mundo social e físico, se apropriando das diferentes linguagens e tecnologias que circulam, elas precisam imergir nas situações, pesquisar suas características, tentar soluções, perguntar e responder a parceiros diversos, em um processo que é muito mais ligado às possibilidades abertas pelas interações infantis do que a um roteiro de ensino preparado apenas pelo professor – orientação da Base Nacional Curricular – Educação Infantil.
![]() |
Turma da Profª Rejane (Infantil III) sendo apresentada ao caqui Março/2018 |
Turma da Profª Eliane Almeida (Inf. III) conhece o rabanete Março/2018 |
Assim a aprendizagem acontece em diferentes práticas cotidianas, experiências onde as crianças interagem com parceiros adultos, companheiros da mesma idade e de outras idades – a interação é um ingrediente importantíssimo neste processo. Conviver, brincar, participar, explorar, comunicar, conhecer-se nesta perspectiva são direitos de aprendizagem.
Turma da Profª Rosangela em atividade de "Corpo e movimento" Maio/2018 |
Turma da Profª Janete (Inf.V) em atividade de "Corpo e movimento" Fevereiro/2018 |
Fonte: PPP 2018 da EMEB Vinicius de Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário