O Projeto Político Pedagógico se configura como um documento norteador da prática dos profissionais que atuam na unidade escolar, sendo o parâmetro que orienta as ações de planejamento, desenvolvimento e avaliação do trabalho educativo.
Segundo Ilma Passos Alencastro Veiga, autora de “Projeto Político Pedagógico Da Escola: Uma Construção Possível”, 2002:
“O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica (Saviani 1983, p.93). Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade”.
semana de adaptação (fev/2017)
O processo de construção do PPP – Projeto Político Pedagógico – tem suas raízes no início da década de 90, quando os Planos de Ação das unidades escolares, que se apresentavam até então de forma reduzida na organização de propostas de atividades e da rotina, foram reformulados levando-se em consideração princípios e diretrizes que deveriam servir de base para as ações escolares da rede municipal de ensino e indicar toda a organização educativa e administrativa da escola. O documento norteador do trabalho pedagógico foi denominado então, nesta época, de PPE – Projeto Pedagógico Educacional. Foi no início do novo milênio ao incorporar concepções mais amplas ligadas à democratização do ensino e gestão democrática escolar, que passou a denominar-se Projeto Político Pedagógico – PPP.
O PPP da unidade deve ser revisto anualmente pela equipe escolar, dado seu caráter dinâmico ao refletir o trabalho realizado pelos profissionais da escola em consonância com as transformações que ocorrem na sociedade local e as discussões sempre atualizadas sobre a educação e o mundo, atendendo aos princípios e diretrizes definidas pela Secretaria de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário