terça-feira, 17 de abril de 2018

Poema "O Relógio", de Vinícius de Moraes

Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora

1968 - Festa Junina

Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora

1977 - Formatura

 Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac

1978 - Formatura

Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac…


Participe você também, enviando fotos, depoimentos ou documentos para o email: 50anosdaemebviniciusdemoraes@gmail.com. Lembre-se de dizer na mensagem quem são as pessoas que aparecem na imagem ou documento e também o ano em que a foto foi tirada.


PARA SABER MAIS:

O poema "O Relógio" foi publicado em 1970 no livro "A Arca de Noé". 

Os poemas da A Arca de Noé foram escritos por Vinicius muitos anos antes de sua primeira edição. Eram feitos para seus filhos Suzana e Pedro de Moraes. Por muitos anos, eles ficaram guardados. Só em 1970, o conjunto de poemas infantis ganha o mundo. Seu lançamento ocorre na Itália, país onde a presença do poeta era constante, seja através de diversas visitas e temporadas ou de traduções de sua obra. 

É lá, justamente quando Vinicius conhece um amigo de Chico Buarque chamado Toquinho, que o disco com os poemas infantis é preparado. O disco é chamado L’Arca. No mesmo ano, seus poemas musicados na Itália são lançados em livro no Brasil. Dez anos depois, dois discos dedicados ao conjunto de poemas infantis de Vinícius também são lançados no país, com o mesmo nome do livro. 

A Arca de Noé tornou-se um dos livros mais populares de Vinicius de Moraes por ter criado um laço com as crianças. Todas as gerações têm nos seus poemas uma porta de entrada no mundo da literatura e da música popular brasileira. Ao mesmo tempo, no âmbito musical, foi o primeiro trabalho que apresentou a ele Toquinho, parceiro até o fim da vida. 

Fonte: http://www.viniciusdemoraes.com.br/poesia/livros/arca-de-noe acesso em 17/04/2018

Um comentário: