quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Brincando com sombras

Por meio de brincadeiras as crianças constroem e reconstroem noções que as ajudam na compreensão do mundo.



Hoje a aula da turma da professora Rejane foi muito divertida! Ela e a professora Ana Eugênia escureceram a sala usando tecidos pretos nas janelas e portas e, em seguida, sentaram com as crianças próximas a um retroprojetor para que os alunos pudessem observar diversas figuras refletidas na parede. 



As crianças ficaram encantadas com as sombras, o movimento... brincaram com a luz, seguiram as sombras na parede, testaram a sombra das mãos, dos brinquedos que colocavam e tiravam do retroprojetor... foi uma experiência maravilhosa!



Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI, “quanto menores forem as crianças, mais as suas representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada. O crescente domínio e uso da linguagem, assim como a capacidade de interação, possibilitam, todavia, que seu contato com o mundo se amplie, sendo cada vez mais mediado por representações e por significados construídos culturalmente”.



Ainda segundo o RCNEI, crianças expostas às atividades de luzes e sombras “poderão também observar quais são os materiais que permitem ou não a passagem de luz e selecioná-los em função da atividade que desejam realizar: se querem ver as sombras projetadas, deverão escolher materiais ou superfícies que não permitem a passagem de luz, como panos grossos; se querem modificar a cor da luz, poderão escolher tecidos e papéis translúcidos e coloridos, etc. As crianças poderão observar como se faz a sombra crescer ou diminuir na parede e observar como isso também ocorre em função da posição do sol durante o dia”.




PARA SABER MAIS:


    Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é um conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Instituído a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, o Referencial Curricular foi desenvolvido para aproximar a prática escolar às orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o RCN, elaborado em 1999, deve ser compreendido como uma ferramenta de estímulo à reflexão, e não como um manual a ser seguido.

    O RCN para a Educação Infantil é composto por três volumes que pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas além da construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e seus familiares nas diferentes regiões do país. O primeiro, intitulado Introdução, traz reflexões sobre creches e pré-escolas brasileiras, infância, educação e profissionalização, além do referencial teórico que sustenta a obra. O segundo volume intitula-se “Formação pessoal e social” e trata dos processos de construção da identidade e autonomia das crianças. O terceiro volume, com o título “Conhecimento de Mundo”, traz seis documentos, cada qual relacionado aos sub-eixos de trabalho: Movimento, Música, Artes visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade e Matemática.





Fonte das pesquisas: https://avisala.org.br/index.php/assunto/tempo-didadico/entre-as-sombras-e-as-luzesum-contraste-que-diverte-e-ensina/, acesso em 17/10/2018 e  http://www.educabrasil.com.br/rcn-para-a-educacao-infantil/, acesso em 17/10/2018

Imagens: gentilmente cedidas pela Professora Ana Eugênia

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