segunda-feira, 28 de maio de 2018

Apresentação de capoeira na escola

IMPORTANTE: confirmamos que escola está funcionando normalmente!

Hoje nossos alunos se divertiram e aprenderam muito com o professor de capoeira Dalbo, que se apresentou como voluntário nos períodos da manhã e da tarde.

Alunos do período da tarde atentos às explanações de Dalbo

Dalbo explicou aos nossos alunos sobre as origens da capoeira, suas tradições, suas músicas... foi uma aula de cultura de muita diversão!

Orientação sobre movimentos corporais básicos na capoeira
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os componentes arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.


Alunos da tarde durante as explanações sobre as origens da capoeira 

A capoeira é caracterizada por movimentos ágeis e similares a uma coreografia. Aproveitando principalmente rasteiras e acrobacias realizadas junto ao chão ou de cabeça para baixo.

Os alunos da manhã interagindo com Dalbo e João, no berimbau

O capoeirista Dalbo é pai das alunas Bárbara e Beatriz, e também é papai do pequeno João, que participou tocando seu berimbau e encantando a todos, adultos e crianças!

Capoeirista Dalbo com os alunos do período da manhã


PARA SABER MAIS: 

A palavra "capoeira" denota "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil onde era feita a agricultura indígena.

Tem origem com os fugitivos da escravidão, os quais utilizavam frequentemente a vegetação rasteira para fugirem do encalço dos capitães-do-mato. Esses foram os primeiros capoeiristas.

Mais adiante, ainda no período colonial, os negros irão disfarçar a capoeira introduzindo-lhe mímicas, danças e músicas. Tudo isso servia para resistir à repressão da Polícia Imperial e da Milícia Republicana.

A capoeira foi uma prática proibida no Brasil até 1930 até ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira. Em 2014, a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/capoeira/, acesso em 28/05/2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário