sexta-feira, 26 de abril de 2019

CAPOEIRA NA ESCOLA

Hoje nossos alunos se divertiram e aprenderam muito com o professor de capoeira Anderson, que se apresentou como voluntário nos períodos da manhã e da tarde.



Anderson explicou aos nossos alunos sobre a capoeira, suas tradições, suas músicas... foi uma aula de cultura de muita diversão!


A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os componentes arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.


A capoeira é caracterizada por movimentos ágeis e similares a uma coreografia. Aproveitando principalmente rasteiras e acrobacias realizadas junto ao chão ou de cabeça para baixo.



O capoeirista Anderson é professor do STÚDIO QSOLTA, uma academia parceira da escola que sempre nos prestigia com a presença de seus professores, que oferecem aulas de dança e capoeira aos nossos alunos aqui na escola.



PARA SABER MAIS: 

STÚDIO QSOLTA fica na avenida Prestes Maia, 637 - telefones 4930.1610 e 99298.8223.



A palavra "capoeira" denota "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil onde era feita a agricultura indígena.

Tem origem com os fugitivos da escravidão, os quais utilizavam frequentemente a vegetação rasteira para fugirem do encalço dos capitães-do-mato. Esses foram os primeiros capoeiristas.

Mais adiante, ainda no período colonial, os negros irão disfarçar a capoeira introduzindo-lhe mímicas, danças e músicas. Tudo isso servia para resistir à repressão da Polícia Imperial e da Milícia Republicana.

A capoeira foi uma prática proibida no Brasil até 1930 até ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira. Em 2014, a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/capoeira/, acesso em 28/05/2018
IMAGENS: acervo da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário