quinta-feira, 4 de julho de 2019

Semestre quase acabando...

Dia 03 de julho foi dia de atividade integrada com resgate cultural das brincadeiras juninas na escola!


"...Uma das funções da escola é a de resgatar culturalmente os hábitos e costumes vividos na sociedade, considerando seus diferentes modos de vida e de cultura..." 
(baseado na Proposta Curricular de São Bernardo do Campo)

Pescaria

Jogo da Argola

Lambida da Vaca

De acordo com alguns historiadores, a festa junina foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Dança Integrada

Parque Integrado

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Com objetivo de resgatar algumas dessas tradições (respeitando o princípio da laicidade), organizamos no último dia 03 uma atividade integrada com resgate cultural das brincadeiras juninas. Nossos alunos tiveram oportunidade de brincar de jogo de argolas, rabo do burro, pescaria, frango na panela, lambida da vaca... e se divertiram pra valer!







Frango na Panela

Exploração Sensorial



Fonte utilizada para pesquisa: www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm

Imagens: acervo da EMEB Vinícius de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário