sexta-feira, 4 de março de 2022

Lanchinho diferente

As cozinheiras Marcia e Ivone
Marcia e Ivone durante o lanche das crianças

Hoje o lanche na nossa escola foi diferente: as cozinheiras Márcia e Ivone prepararam uma receita especial de "requeijão" a base de inhame, e nossas crianças gostaram muito da novidade.

O inhame é muito nutritivo e uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como vitamina B6, vitamina B1, ácido fólico, além de conter uma boa quantidade de antioxidantes e vitamina C. Já em relação aos minerais, o inhame possui cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo.

Nossas cozinheiras compartilharam essa receita funcional para quem estiver com vontade de provar também:




PARA SABER MAIS: 
O inhame é uma planta de origem africana e bastante cultivada em várias partes do mundo por se tratar de um alimento energético e de alto valor nutritivo, e por isso muito recomendado por nutricionistas e consumido por atletas. No Brasil, o inhame é bastante comum no Norte e Nordeste, onde está presente nas mesas de muitos brasileiros, principalmente apreciado no café da manhã, em substituição ao pão.

A ação da diosgenina, presente nos fitormônios do inhame, facilita a eliminação do colesterol ruim pelo intestino, diminuindo a chance de cair na corrente sanguínea e entupir vasos e artérias. Ao mesmo tempo também aumenta os níveis do colesterol bom, auxiliando na redução dos riscos de doenças cardíacas. Além disso, recentes estudos indicam que o inhame, assim como outros tubérculos, possui uma proteína capaz de estimular o sistema imunológico. Portanto, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, o inhame pode auxiliar a reduzir os riscos de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças do coração, dos ossos e do cérebro.

Na foto: Marcia e Ivone, cozinheiras da EMEB Vinícius de Moraes

Receita de requeijão funcional: disponibilizado pelo setor de Alimentação Escolar de SBC

Fonte da pesquisa: https://www.revistaabm.com.br/artigos/saiba-mais-sobre-o-inhame-e-seus-poderosos-beneficios-para-a-saude-fisica-e-mental, acesso em 04 de março de 2022. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário