quinta-feira, 15 de março de 2018

Um vulcão na escola

A turma da professora Dilma (Infantil IV) está trabalhando num projeto sobre vulcões e pesquisando bastante sobre este assunto.


Esse projeto é composto por várias etapas, tais como pesquisa na biblioteca, vídeos, modelagem... e uma dessas etapas aconteceu hoje, quando as crianças fizeram uma super experiência, criando um vulcão que simulava uma erupção de verdade!



As professoras Dilma e Rose moldaram e pintaram o vulcãozinho, que "entrou em erupção" com a adição de fermento em pó, corante e vinagre. Claro que as crianças participaram desde o início e enlouqueceram quando a "lava" saiu do vulcão! Os pequenos concretizaram os conhecimentos aprendidos e entenderam um pouco sobre como funciona a interação entre os elementos. Vejam no vídeo:



PARA SABER MAIS:

O vulcão é o fenômeno natural responsável pelo lançamento de material magmático, cinzas e gases oriundos do interior da Terra para a superfície. A erupção de um vulcão tem consequências destruidoras, principalmente em lugares povoados. Entre os prejuízos estão a poluição do solo, da água e do ar, destruição da vegetação e de residências, além de mortes.

A maioria dos vulcões apresenta formato cônico e montanhoso, podendo atingir grandes altitudes, como o Lascar, no Chile (5.592 metros acima do nível do mar), que é o maior vulcão do mundo.

Normalmente, os vulcões estão localizados em zonas de convergência de placas tectônicas, onde ocorre a colisão entre esses blocos. Nessas regiões, a atividade vulcânica é intensa.

Existem cerca de 550 vulcões ativos espalhados pelo mundo, sendo que a região que abriga a maior quantidade é o Oceano Pacífico, na área denominada Círculo de Fogo do Pacífico. 

Entre os vulcões mais conhecidos estão o Lascar, no Chile; Etna, na Sicília (Itália); Versúvio, na Itália; Monte Fuji, no Japão; Krakatoa, na Indonésia; Santa Helena, nos Estados Unidos da América (EUA); El Chicón, no México; Krafla, na Islândia; entre outros.

(Fonte: http://escolakids.uol.com.br/vulcao.htm, acesso em 15/03/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário