sexta-feira, 27 de abril de 2018

Observando a natureza

A questão ambiental é um tema muito atual e relevante e, quanto mais cedo este tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação da natureza. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na Educação Infantil. 

Veja o exemplo das professoras Rita e Clarissa, do Infantil IV, que observaram que, sempre que iam com sua turma para o parque da escola, ou mesmo nas atividades no pátio, as crianças ficavam curiosas ao ver as folhas das árvores, e também gostavam de brincar com essas folhas caídas. Foi então que elas tiveram a ideia de aproveitar essa curiosidade e incluir uma pesquisa sobre o tema em seu trabalho pedagógico.

Esse projeto teve várias etapas, e numa delas as crianças pesquisaram pela escola, a procura de materiais que pudessem interessar à proposta:

O aluno Pietro pesquisando as formigas

O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação. 


O aluno Giovanni com a lupa, a procura dos menores detalhes

Turma do Infantil IV coletando folhas pela escola
Numa etapa seguinte do projeto, os alunos assistiram a um vídeo sobre as estações do ano e ouviram a música "Vai e Vem das Estações", do grupo Palavra Cantada (a letra da música "Vai e Vem das Estações" estará disponível na pasta de leitura da turma):


O trabalho seguiu com uma roda de conversa: as crianças observaram juntas todo material coletado e levantaram hipóteses, tendo sempre a professora como mediadora:

Os alunos observam todo material coletado pela turma

Hipóteses levantadas pelas crianças

As crianças colaram as folhas coletadas no jardim e produziram a árvore da turma:

Colagem com as folhas

Além dos eixos trabalhados diretamente com os alunos, como ecologia e biodiversidade, este projeto, sem dúvida, contribui para a formação de uma consciência ecológica infantil: crianças que amam, respeitam e apreciam o meio ambiente.

PARA SABER MAIS:

Incentivar o aprendizado sobre o meio ambiente e o valor de seus ecossistemas é uma prática que deve ser adotada em qualquer idade. Se você se interessou pelo assunto e gostaria de ideias e sugestões sobre como trabalhá-lo com seu filho em casa, achamos uma matéria que poderá auxiliar, clique aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário