terça-feira, 8 de maio de 2018

Um pouco da cultura árabe

A turma da professora Rosangela, do Infantil V, vem estudando a cultura árabe e suas manifestações: pratos típicos, costumes, música, dança...

Numa das etapas desse estudo, a turma contou com a participação da Daniela, secretária da escola, que dividiu com os pequenos um pouquinho de sua experiência com o folclore e a dança árabe, mostrando às crianças seu acervo pessoal de instrumentos musicais e figurinos de dança.

Daniela mostrando seu acervo pessoal aos alunos

Alunos da profª Rosangela explorando os figurinos de dança

Apresentou às crianças o DERBAKE, um instrumento de percussão tradicional na música árabe, comumente utilizado em países como Síria, Líbano, Jordânia e Israel.

A turma toda quis tocar o derbake!

Daniela também mostrou aos alunos os SNUJS, instrumentos percussivos (címbalos de metal), que podem ser tocados por músicos ou pela própria bailarina enquanto dança.

Snujs


As crianças "experimentando" o som dos snujs




PARA SABER MAIS:

DERBAKE - é um instrumento de percussão tradicional na música árabe, que fornece uma base rítmica de estrutura para toda a música. No Egito, o instrumento recebe o nome de tabla e possui uma pele de 15 cm de diâmetro. Na Turquia o nome é Darbuka e pode ser encontrado também com uma estrutura diferente do instrumento tradicional. O instrumento pode possuir os aros e parafusos de afinação em seu exterior. Dunbug ou tabla iranana é o nome que a darbuka recebe no Iraque, porém sua pele possui apenas 3 cm de diâmetro. Muito utilizada nos tradicionais Khaleeges. Pode ser construído de barro ou madeira com peles de couro de peixe ou carneiro. Os mais modernos são construídos de alumínio fundido com pele de nylon sintético, dependendo da sua frequente utilização ou do gosto do músico. O solo de derbake é composto de ritmos e marcações. Extremos altos e baixos no aspeto velocidade e sonoridade, onde as variações de possíveis brincadeiras do músico dão as nuances na melodia. É em seu solo que a bailarina e o músico se desafiam para assim formarem uma bela apresentação. É um instrumento complementar das bandas árabes por dar o ritmo à musica.

SNUJS - são címbalos de metal, usados um par em cada mão. Um deles se prende ao dedo médio e o outro ao dedão por meio de um elástico. Eles podem ser tocados pelos músicos, ou então pela própria bailarina enquanto dança. Neste caso, requer grande habilidade da bailarina, que deve dançar e tocar ao mesmo tempo. É um instrumento percussivo que pode acompanhar a música toda, apenas algumas partes e/ ou os breaks (paradas) da música. Geralmente as músicas mais indicadas são as mais aceleradas, mais animadas, com ritmos ou floreados bem marcados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário