quarta-feira, 9 de maio de 2018

A história do seu José e do seu Mané

As professoras do Infantil IV da manhã, Sonia, Dilma e Carina, exploraram com seus alunos a história de José e Mané, dois amigos que moravam em montanhas distantes e queriam muito se visitar, mas sempre acabavam se desencontrando...

Professoras Sonia, Carina e Dilma com as turmas de Infantil IV

E foi nessa aventura de sobe montanha, desce montanha, que as professoras criaram a oportunidade de apresentar às crianças uma história sonorizada, repleta de instrumentos musicais bem diferentes, como pau de chuva, xilofone e carrilhão.



As histórias sonorizadas representam um meio de articular as linguagens artísticas em uma proposta curricular integrada. No caso das professoras Dilma e Sonia, incluíram os sons no intuito de ambientar a narrativa e estimular a imaginação das crianças (técnica de sonoplastia)

Alunos experimentando os sons dos instrumentos musicais


PARA SABER MAIS:

CARRILHÃO -  é um instrumento musical de percussão formado por um conjunto de sinos de tamanhos variados, onde cada nota é produzida por um único sino. A amplitude musical do carrilhão é determinada pelo número de sinos que este possui. Com menos de 23 sinos (2 oitavas), o instrumento não é considerado um verdadeiro carrilhão. Em média, os carrilhões têm 47 sinos (4/5 oitavas), enquanto os maiores possuem 77 sinos (6 oitavas). Os carrilhões são dispostos no sentido vertical, pendurados de maneira gradual, de acordo com os seus tamanhos. A batida no carrilhão é feita através de uma baqueta, batendo esta baqueta na extremidade superior do carrilhão. Os sons destes carrilhões se assemelham muito a sinos de igrejas. Usado na orquestra para produzir efeitos especiais. 
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carrilh%C3%A3o, acesso em 08/05/2018

XILOFONE - também é um instrumento de percussão. Compõe-se de uma seqüência ordenada de placas de madeira, dispostas de maneira análoga às teclas de um piano. Desta maneira, as placas de madeira de som mais grave estão à esquerda do executante e, em direção à direita, as notas vão tornando-se agudas.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xilofone, acesso em 08/05/2018

PAU DE CHUVA - O pau de chuva é um instrumento musical idiofónico, ou seja, é o próprio corpo do instrumento que produz o som. É um instrumento de percussão e ritmo com um som musicalmente impreciso, próximo ao que chamamos de ruído. O xilofone é originário do Chile. São desta família também diversos tipos de chocalhos africanos, alguns formados apenas por um corpo qualquer revestido com uma malha de fios e contas. Este instrumento é decorado com símbolos indígenas.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pau-de-chuva, acesso em 08/05/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário