segunda-feira, 18 de junho de 2018

Contação de histórias

A turma da profª Sônia (infantil IV) participou de uma aventura muito divertida! 


A professora contou a história "Quem tem medo de monstro", de Ruth Rocha, que mostra através de rimas super divertidas, um catálogo dos medos de todas as criaturas que metem medo na gente (sejam criaturas reais ou imaginárias). Nesta obra, Ruth Rocha nos revela que essas criaturas são um pouco menos assustadoras do que pensávamos... 


A contação de histórias é muito importante na Educação Infantil: a oralidade enriquece a comunicação e a expressão, favorecendo a interação social. Aliás, a contação de histórias contribui na aprendizagem escolar sob diversos aspectos, como cognitivo, físico, psicológico... impactando significativamente na socialização, comunicação, criatividade e disciplina dos alunos.


A contação de histórias da professora Sônia foi um momento mágico que envolveu a todos. Ao contar a história, ela estabeleceu com os alunos um clima de cumplicidade e, com o ambiente todo preparado, a imaginação da criançada rolou solta! 


Com esse momento lúdico, a professora Sônia despertou a curiosidade das crianças, a  vontade de ler, de contar histórias, de levantar suas próprias hipóteses... 



De acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, "é na interação social que as crianças são inseridas na linguagem, partilhando significados e sendo significadas pelo outro. Cada língua carrega, em sua estrutura, um jeito próprio de ver e compreender o mundo, o qual se relaciona a características de culturas e grupos sociais singulares. Ao aprender a língua materna, a criança toma contato com esses conteúdos e concepções, construindo um sentido de pertinência social."


PARA SABER MAIS:

A contação de histórias é uma das atividades mais antigas de que se tem notícia. Essa arte remonta à época do surgimento do homem há milhões de anos.

Contar histórias e declamar versos constituem práticas da cultura humana que antecedem o desenvolvimento da escrita. Na cultura primitiva, saber ler, escrever e interpretar sinais da natureza era de grande importância, porque mais tarde iam se tornar registros pictográficos, com os quais seriam relatadas coisas do cotidiano que poderia ser lido e compreendido pelos integrantes do grupo. As histórias são uma maneira mais significativa que a humanidade encontrou para expressar experiências que nas narrativas realistas não acontecem. 

Desde aqueles tempos remotos e ainda hoje, a necessidade de exprimir os sentidos da vida, buscar explicações para nossas inquietações, transmitir valores de avós para netos têm sido a força que impulsiona o ato de contar, ouvir e recontar histórias.

FONTE: recorte do texto "A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL", disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/8477/7227, acesso em 15/06/2018

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