segunda-feira, 11 de abril de 2022



Prezados Pais ou Responsáveis

Preocupados com a incidência de infestação por piolhos em nossas crianças, gostaríamos de fazer algumas recomendações:

O piolho é um inseto parasita, que se nutre do sangue humano extraído do couro cabeludo, é facilmente reconhecido como um bichinho preto, que fica andando na cabeça, ele não voa e não pula, entre os fios de cabelo.

O piolho adulto vive em torno de 48 horas quando está longe de um hospedeiro humano. A fêmea vive em torno de 30 dias, e a fêmea é capaz de colocar até 300 ovos durante seu ciclo de vida. Esses ovos são chamados de lêndeas, são pontinhos brancos que ficam “grudados “ no cabelo.

Esses ovos eclodem entre 7 e 10 dias e a área mais comum é na região posterior da cabeça, atrás das orelhas e nuca.

O que é importante saber?

Não utilizar receitas caseiras para combater piolhos na cabeça das crianças, pois estudos apontaram que receitas caseiras pouco fizeram para matar piolhos e lêndeas e ainda aumentaram o risco de infecção pela bactéria Staphylococcus aureus.

  • A lavagem com xampu ou sabonete convencionais não matam os piolhos e as lêndeas.
  • Em contato com a água os piolhos fecham as suas vias respiratórias e se agarram firmemente ao cabelo.
  • Se as lêndeas não forem totalmente retiradas, uma nova infestação irá acontecer.
  • Raramente será necessário o corte do cabelo.
  • Piolho não voa nem pula, mas por ser leve pode ser conduzido pelo vento, no entanto é o contato típico entre as crianças no ambiente escolar que permite a reprodução com facilidade deste inseto.§ 


 
Recomendações Gerais de prevenção:

Rigorosa inspeção no couro cabeludo deverá ocorrer para ter certeza que o problema foi solucionado.

Sintomas: O sintoma clássico da Pediculose é o “prurido”, ou seja, a coceira no couro cabeludo.

A coceira é causada pelo mecanismo utilizado pelos insetos “chocados” para sugar o sangue do couro cabeludo, eles utilizam a saliva para expandir os vasos sanguíneos e evitar a coagulação do sangue, o que facilita sugar pequenas quantidades a cada hora.

Vale ressaltar que esse “mecanismo” desencadeador da coceira poderá levar de 4 até 6 semanas para acontecer depois da primeira infestação, por isso é importante a verificação semanal do couro cabeludo das crianças.

Transmissão: O piolho é transmitido principalmente das seguintes maneiras:

  • Através do contato direto entre as pessoas infestadas
  • Brincadeira entre as crianças
  • Compartilhamento de artigos de uso pessoal como: toalhas de banho, lençóis de cama, pentes, escovas, presilhas de cabelo, bonés, chapéus, touca de cabelo.
  • Uso diário de pente fino é uma medida eficaz de controle.
  • Familiares e pessoas próximas, devem ficar atentos aos sintomas e realizar a inspeção no couro cabeludo.
  • As roupas de cama e de banho deverão ser lavadas e passadas com ferro quente, trocas deverão ser diárias até a solução do problema.
  • Existem produtos específicos para o tratamento da infestação por piolhos, e independente do produto que for utilizado para combater a infestação por piolhos é importante verificar para qual idade ele é indicado e nunca exceder a quantidade recomendada para cada aplicação.
  • Só iniciar o tratamento com xampus recomendados quando tiver certeza da existência de piolhos, pois muitas pessoas confundem os ovos das lêndeas com caspa, areia e até poluição, e isso poderá expor desnecessariamente a criança a pesticidas.
  • Atualmente existe uma grande preocupação com a resistência aos xampus químicos e a exposição repetida de crianças a substâncias químicas fortes, por isso a remoção diária de lêndeas do cabelo da criança com um pente é uma excelente medida de controle.
  • Orientar as crianças a não compartilhar objetos pessoais como pentes, escovas e adornos de cabeço.
  • Para crianças com cabelos longos é recomendado mantê-los preso no ambiente escolar durante o tratamento.

Com a participação efetiva de todos: família e escola, vamos enfrentar esse parasita e preservar a saúde de nossas crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário