Circuito é um tipo de
atividade onde vários tipos de materiais são organizados numa sequência que
será percorrida pelas crianças sob a orientação e mediação do professor.
Para organizar um bom circuito é preciso
pesquisar as possibilidades dos materiais e investigar o desafio que eles podem
propor às crianças: saltar para dentro, equilibrar-se, andar, escorregar, rolar
etc. Exemplos: pneus ou bambolês para pular e passar por dentro; bancos ripas
de madeira, cordas, barbantes para delimitar caminhos trabalhando as
habilidades motoras, ritmo, velocidade; caixas de papelão para fazer túneis,
agachar, arrastar, alongar, encolher; tecidos, cordas, barbantes para fazer
labirintos; colchonetes para virar cambalhotas, amortecer saltos,
equilibrar-se, fortalecer a musculatura, relaxamento etc. Uma modificação na
forma de organizar o circuito é transformá-lo em estações onde são montadas
quatro ou mais atividades e as crianças trocam após um determinado tempo. Por
exemplo, arremessar bola ao cesto, dependurar-se numa corda, deslizar-se sobre
uma superfície, pular sobre arcos. As crianças são divididas em grupos e a cada
sinal do professor elas rodiziam nas atividades. Um dos grandes objetivos dessa
forma de organização é a diminuição do tempo de espera, pois todos os alunos
estarão trabalhando ao mesmo tempo.
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