terça-feira, 16 de maio de 2017

Circuito



Circuito é um tipo de atividade onde vários tipos de materiais são organizados numa sequência que será percorrida pelas crianças sob a orientação e mediação do professor.  


Para organizar um bom circuito é preciso pesquisar as possibilidades dos materiais e investigar o desafio que eles podem propor às crianças: saltar para dentro, equilibrar-se, andar, escorregar, rolar etc. Exemplos: pneus ou bambolês para pular e passar por dentro; bancos ripas de madeira, cordas, barbantes para delimitar caminhos trabalhando as habilidades motoras, ritmo, velocidade; caixas de papelão para fazer túneis, agachar, arrastar, alongar, encolher; tecidos, cordas, barbantes para fazer labirintos; colchonetes para virar cambalhotas, amortecer saltos, equilibrar-se, fortalecer a musculatura, relaxamento etc. Uma modificação na forma de organizar o circuito é transformá-lo em estações onde são montadas quatro ou mais atividades e as crianças trocam após um determinado tempo. Por exemplo, arremessar bola ao cesto, dependurar-se numa corda, deslizar-se sobre uma superfície, pular sobre arcos. As crianças são divididas em grupos e a cada sinal do professor elas rodiziam nas atividades. Um dos grandes objetivos dessa forma de organização é a diminuição do tempo de espera, pois todos os alunos estarão trabalhando ao mesmo tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário