terça-feira, 16 de maio de 2017

Órgãos Colegiados


       O que são?

 Os Órgãos Colegiados são espaços organizados para a participação da comunidade escolar – pais, alunos, professores, funcionários – no desenvolvimento do trabalho educativo. Compostos pela APM – Associação de Pais e Mestres – e pelo Conselho de Escola, são os parceiros nas discussões sobre questões administrativas, financeiras e pedagógicas da escola. Os representantes dos diversos segmentos de pessoas envolvidas no trabalho educacional devem analisar o desempenho, as potencialidades e as dificuldades da escola para propor soluções e apresentar sugestões para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, colaborando em ações que promovam a melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido pela escola, e respeitando-se sempre as normas e diretrizes do Sistema Municipal de Ensino.
           
Para que haja a maior participação possível de familiares, todos os membros do atual mandato são convidados a conversar com os demais pais e incentivá-los a fazer parte da APM e/ou do Conselho de Escola e a direção também faz os contatos com os familiares que estão mais presentes no dia a dia da escola esclarecendo sobre a importância da sua participação. Concomitantemente é enviado um bilhete aos pais ou responsáveis com esclarecimentos sobre os Órgãos Colegiados e suas atribuições, convidando-os a candidatarem-se como representantes dos segmentos de pais de alunos e da comunidade escolar. Na sequência é enviada a convocação oficial para a Assembleia Geral, assim como é divulgado o edital de convocação no portão da escola.

Com todas estas ações garantimos e oportunizamos aos pais o exercício efetivo da participação coletiva na gestão da instituição.
         

Conselho de Escola

            Os Conselhos de Escola surgiram na década de 1980, período de pressões populares por mais abertura política contrapondo-se à ditadura militar. Porém as redes públicas de ensino tinham mecanismos de controle que os tornavam limitados em sua atuação e sem representação significativa dos pais ou comunidade escolar.

Com a aprovação da Constituição Federal de 1988 apresenta-se pela primeira vez o termo Gestão Democrática para as escolas. Os Conselhos Escolares passaram a ter lugar de destaque quando se discute participação democrática, construção coletiva do trabalho educativo e qualidade social da educação.

            O Conselho de Escola da EMEB Vinícius de Moraes segue as diretrizes indicadas no Plano Nacional de Educação – PNE – e no Regimento das Escolas Municipais de São Bernardo do Campo e atua desde 2004 como um dos Órgãos Colegiados da escola.


Associação de Pais e Mestres

Entre 1920 e 1971 as Associações de Pais e Mestre já existiam nos sistemas educacionais, porém em caráter facultativo. A partir daí foi estabelecida sua obrigatoriedade em todas as escolas brasileiras.
Apenas no ano de 1977 a prefeitura de São Bernardo do Campo implantou o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres, instituindo a APM como órgão auxiliar da direção das escolas. Tinha como funções básicas prestar assistência constante ao escolar, intensificar a integração entre a escola e a comunidade, promover torneios esportivos, reuniões e palestras, organizar excursões e comprometer-se com a melhoria do ensino. Angariava fundos através da contribuição dos pais, festas e eventos para a comunidade. Sua atuação acontecia em parceria com a Caixa Escolar, criada para atender as necessidades de alunos carentes.
Atualmente a entidade gerencia recursos repassados através de convênios firmados com a Secretaria de Educação e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE – órgão ligado ao Ministério da Educação, não recebendo mais contribuições dos pais ou recursos advindos de eventos a serem pagos pela comunidade, respeitando assim o princípio da gratuidade da escola pública.
Não há dúvidas que o objetivo maior da APM é comprometer-se com a melhoria da qualidade da educação oferecida aos alunos.

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