quarta-feira, 25 de abril de 2018

Quem vem lá?

Poesia "Quem vem lá", criação coletiva das crianças do infantil V, profª Fernanda


Turma do Infantil V - Professora Fernanda

Nesta quarta-feira, 25/04, após a leitura do livro "Saudando quem chega" de Elias José, as crianças conheceram e reconheceram as características do gênero textual "poesia" tão bem explorado por este autor. Conversaram muito sobre o tema, o autor e suas obras, brincaram de fazer rimas e, coletivamente inspirados pela leitura do livro criaram a poesia "Quem vem lá".

Poesia "Quem Vem Lá"

PARA SABER MAIS:


O livro "Saudando quem chega" foi escrito por Elias José e ilustrado por Rogério Coelho. Faz parte da coleção Ler Brincando da editora Paulus, que pretende levar a criança a se divertir com as palavras, a ler expressivamente e a produzir novos textos.

Quem foi Elias José?
Elias José (Santa Cruz da Prata MG 1926 - Guarujá SP 2008). Contista, romancista, poeta e autor de livros didáticos. Elias José nasce em Santa Cruz da Prata, no município de Guaranésia, interior do estado de Minas Gerais. Mora na fazenda da família e frequenta o curso primário na escola rural do distrito. Na adolescência, estreita seus laços com a literatura, ao organizar e escrever, com um grupo de colegas, o jornal da escola. Em 1962, ganha o primeiro lugar num concurso de contos promovido pela revista Vida Doméstica. Formado em 1967 em letras e pedagogia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé (Fafig), faz cursos de especialização e pós-graduação em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 1970, publica sua primeira coletânea de contos, A Mal-Amada, que recebe menção honrosa no Concurso de Livros de Contos  Prêmio José Lins do Rego, patrocinado pela Livraria Editora José Olympio, em 1968. Torna-se professor de literatura brasileira e teoria literária da Fafig, onde também atua como vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras. Na rede pública de ensino, dá aulas de língua portuguesa e literatura brasileira na Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro. A partir 1976, por sugestão de sua esposa, Sílvia, escreve histórias para sua primeira filha, Iara. Inicia assim sua produção infanto-juvenil, cujo primeiro lançamento é As Curtições de Pitu. A afinidade com o gênero e o sucesso obtido com a publicação levam-no a dedicar-se quase exclusivamente ao público infantil, para o qual escreve mais de cem livros. Em 1993, aposenta-se de suas atividades profissionais e permanece em Guaxupé, deslocando-se apenas para as inúmeras palestras de que participa. Morre em 2 de agosto de 2008, aos 72 anos.
Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3924/elias-jose, acesso em 25/04/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário